segunda-feira, 19 de abril de 2010

I-N-Í-C-I-O - Que palavra bonita, né?


Como prometido, aí estão as primeiras HQs que fiz na faculdade!
Toscas né? Pois é... Sem legenda, acho que nem dá pra entender... Elas são exercícios da disciplina "História em Quadrinhos", da professora Nádia Sena. Muito me ajudaram aquelas aulas! Disciplina OBRIGATÓRIA para quem sonha em ser quadrinista.
As verdadeiras "primeiras HQs" que eu fiz, aos 11 anos, estão em cadernos de desenho velhos, perdidas em algum lugar por aqui. No dia em que eu escaniá-las eu posto. Aquelas sim, os erros de "portuguêis" apavoram!

Mas voltando a falar destas aí, acho que elas servem de exemplo para uma coisa que eu sempre digo para quem está começando; Não tenha vergonha dos seus primeiros desenhos, das suas primeiras Histórias em Quadrinhos. Elas podem parecer toscas, as vezes, mas com TEMPO e DEDICAÇÃO, vocês vão adquirir experiência e logo vão estar fazendo trabalhos bem mais desenvolvidos e maduros. Em uma HQ você vai melhorar o seu desenho, na seguinte vai aprimorar a sua escrita, na outra solucionar um problema com os seus requadros, e assim, aos poucos, você vai masterizar esses conhecimentos elementares.

Outra coisa que ajuda muito é ler Quadrinhos com olhos de observador. Você pode até ler e curtir a história, se quiser, mas o exercício é: antes de virar cada página, tire alguns segundos para observar com cuidado a estrutura das imagens. Livros teóricos (como os do Scot McCloud) são muito interessantes e indispensáveis, mas eles não fazem milagres. Não deposite toda a responsabilidade do seu aprendizado em livros e revistas "How to Do". A observação cuidadosa também é um exercício fundamental. É observando o trabalho de profissionais que aprendemos, de verdade, algumas técnicas e truques que jamais pensaríamos só lendo livros ou fazendo exercícios aleatórios por conta própria.

Sobretudo, nunca deixem de buscar aprender mais e mais! No ramo da criatividade, NUNCA sabemos o bastante.

E não pare de desenhar, nem por um segundo! Você não é feito de metal, mas pode enferrujar rapidamente!